Elemental
Vento, chuva e trovão, incorporados como instrumentos sonoros/musicais. O Elemental é um novo desenvolvimento em expressão musical, que une avanços recentes em desenho de áudio em tempo real via síntese (ou seja, sem sons pré-gravados) e novas interfaces homem-computador, para apropriar sons naturais num eixo de expressão que atravessa desde sons como na natureza até a experiência abstrata, passando pelo que o autor, Tiago Brizolara, chama de performance surreal: um território novo onde os sons naturais são dobrados, moldados, pela trajetória impressa pelo corpo do executante.
No vídeo acima, Ana Carpes executa o Elemental, e eu toco Outono, composição minha, ao violão 7 cordas.
Abaixo, a multiartista recifense Maria Flor testa o instrumento pela primeira vez.
Um primeiro artigo explica como o Elemental foi implementado, em termos de sua síntese de áudio e mapeamentos entre gesto e som, e mostra os resultados de duas validações: em Plouhinec-França, com público geral, e, em Recife-Brasil, com um público composto em sua grande maioria de músicos, dançarinos, designers de instrumentos musicais digitais e áreas afins. A maioria dos participantes considerou o Elemental adequado para aplicações expressivas, seja relativas primariamente a som (como música, por exemplo), corpo (por exemplo, dança) ou performances mistas.
O instrumento ainda não estreou nos palcos. Um vídeo documentando o processo de composição para uma performance, onde uso o Elemental em forma de plug-in VSTi dentro do software Reaper pode ser visto abaixo:
Em breve deve sair um segundo artigo (e outra publicação aqui no site), situando o instrumento esteticamente, falando sobre música eletroacústica, cognição, o Elemental VSTi, a versão para celular e com uma proposta de metodologia para desenvolvimento de instrumentos digitais para performance surreal.
Em breve também vou falar sobre e disponibilizar links para a oficina que ministrei como resultado de minha residencia artística no II Encontro Latinoamericano de Arte Sonora - SomaRumor, em Outubro de 2021.
Materiais
Tiago Brizolara, Sylvie Gibet, and Caroline Larboulette. 2020. Elemental: a Gesturally Controlled System to Perform Meteorological Sounds. Proceedings of the International Conference on New Interfaces for Musical Expression, Birmingham City University, pp. 470–476. [BibTex]
Agradecimentos
Para além de minhas orientadoras Sylvie Gibet e Caroline Larboulette, agradeço a João Tragtenberg e à Universidade Federal de Pernambuco, nas pessoas dos professores Filipe Calegario e Giordano Cabral pela parceria na mobilidade internacional que desenvolvi junto ao Centro de Informática. A mobilidade foi financiada pelo departamento de Morbihan e a região Bretagne, no contexto de meu doutorado na Université Bretagne Sud (França).